Atualizada às 19h55

Após 6h de falha no sistema, WhatsApp, Facebook e Instagram voltam a funcionar. Aos poucos, usuários informaram que já conseguem enviar e receber mensagens, além de visualizar postagens. Inicialmente, apenas o Instagram e o Facebook retornaram, mesmo com instabilidade. No entanto, após às 19h40 o WhatsApp voltou a funcionar em alguns aparelhos.

Tanto o Facebook quanto WhatsApp e Instagram saíram do ar pouco antes das 13h, no horário de Brasília. Até o momento, não se sabe o que provocou as falhas.

Especialistas foram acionados para tentar descobrir o motivo da instabilidade nas redes sociais.

Dois membros da equipe de segurança disseram, sob condição de anonimato por não poder fornecer informações abertamente, que um ataque cibernético é bastante improvável. Eles explicaram que a ação de hackers não seria capaz de derrubar tantos aplicativos.

Mais cedo, em comunicado à imprensa, o Facebook confirmou a dificuldade de usuários acessarem o sistema, incluindo WhatsApp e Instagram, e disse “estar trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, acrescentou.

O que aconteceu?

Os aplicativos e as versões web do WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger ficaram fora do ar no começo da tarde desta segunda-feira (4), por volta de 12h30. Segundo as empresas, a falha — global — aconteceu por conta de um problema entre a comunicação do servidor de origem e o dispositivo de rede.

O motivo da interrupção não foi imediatamente esclarecido. No entanto, vários especialistas em segurança apontaram rapidamente para um problema de Sistema de Nomes de Domínio, conhecido pela sigla em inglês DNS, como um possível culpado.

Por volta das 13h no horário do leste dos EUA, a ThousandEyes, divisão de análise de Internet da Cisco, disse no Twitter que seus testes indicam que a interrupção se deve a uma falha contínua de DNS. O DNS traduz nomes de sites em endereços IP que podem ser lidos por um computador. Geralmente é chamada de “lista telefônica da Internet”.

Segundo o site DownDetector, que monitora sites e apps que não estão funcionando, 38% dos problemas mais notificados no WhatsApp têm relação com o envio de mensagens, bem como no Messenger, enquanto os feeds do Instagram e do Facebook não carregam.